Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Empresas familiares devem “driblar” desafios na organização dos negócios

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, no Brasil, 98% das empresas são familiares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, ainda de acordo com o instituto, a cada 100 empresas familiares ativas, apenas 30 chegam à segunda geração, e 15 à terceira.

Entre os principais fatores que contribuem para a descontinuidade das instituições familiares estão a dificuldade de lidar com questões emocionais nas tomadas de decisão, desavenças entre os sócios sobre quem comanda a empresa e discordância para expandir os negócios.

Na lida com os problemas cotidianos a sociedade familiar deixar claras as responsabilidades de cada um desde o início, bem como metas almejadas. “Deve-se estabelecer regras de comportamento comuns entre os sócios e esclarecer que tanto o ativo tangível (dinheiro) e o intangível (trabalho) têm o mesmo peso e nenhum sobrevive sozinho”, afirma Glauco.

Boas práticas
Segundo Glauco, uma alternativa é criar práticas básicas de governança corporativa. As ferramentas de governança não servem apenas para grandes companhias, sendo indispensáveis para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que queiram organizar processos internos, cálculo de riscos, melhorar a transparência, contato com acionistas e investidores, além de definir regras que todos os funcionários deverão seguir, incluindo os donos.

Para estabelecer uma governança corporativa há quatro princípios: transparência, equidade (justiça), prestação de contas e responsabilidade corporativa. Os conceitos independem do porte da companhia.
A formação de conselhos, auditorias ou comitês também é importante e podem tranquilamente ser formados por pai e filho. Uma auditoria pode ser feita por outro parente que não aquele responsável pela tarefa no dia a dia. O importante é garantir o fluxo de informação. “Delimitar o peso de cada um dentro da companhia e suas funções é importante”, afirma Glauco.

Entrosamento no sangue
Apesar do desafio, não são poucos os casos de sucesso de empreendimentos tocados por parentes, que nasceram, cresceram e se tornaram referências pelo empenho dos sócios-familiares, com marcas sólidas e reconhecidas mundialmente.

Uma vantagem competitiva que as empresas familiares bem-estruturadas têm é a forte identidade da marca construída ao longo do tempo, que os clientes sabem exatamente o que esperar dos serviços/produtos ofertados.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts