Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Dificuldade com sucessão faz companhias ampliarem idade limite de CEOs

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a substituição de executivo-chefe que atingiu idade limite continua a ser um momento crítico para as grandes empresas.

A safra de executivos de grandes companhias de capital aberto se aproximando da idade limite imposta em estatuto, em geral de 65 anos, vem jogando luz sobre os processos de sucessão das corporações, obrigando-as a sair à caça de substitutos.

Segundo Glauco, empresas buscam respaldo nos chamados head hunters para garimpar no mercado ou em casa nomes que se encaixem na posição.

No entanto, mesmo as empresas que não contam com essa limitação precisam encarar, em algum momento, a necessidade de troca de seu principal executivo.

Ocupar a presidência de uma companhia não é algo trivial e vai muito além de conhecimento técnico, destaca Glauco. O profissional deve ter, conforme ele, perfil articulador e diplomático ao mesmo tempo, além de habilidade política. “A sucessão não envolve apenas identificar o profissional, mas ajustá-lo a uma cadeira difícil de ocupar”, afirma Glauco.

Na prática, poucas empresas têm limitação de idade no Estatuto.

A Bolsa incluiu esse item no estatuto na Assembleia Geral Extraordinária realizada do ano passado. A justificativa divulgado à época argumentou que a mudança estava em “em linha com as melhores práticas de governança corporativa”.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts