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7 principais erros de gestão nas empresas familiares

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, no Brasil e no mundo as empresa familiares crescem a cada ano. Muitos imaginam ser apenas um conceito antigo de gestão que vinha do avó para o pai e do pai para o neto. Sim, mas este conceito nunca deixou de existir, todos os anos surgem novas empresas familiares. Os problemas são os mesmos na gestão, independente da data de abertura da empresa e do perfil dos gestores, na sua maioria.

Glauco explica que uma gestão familiar não é composto quando os funcionários e principalmente os gestores são da família, a gestão familiar é como a empresa é gerida no dia a dia. Por exemplo uma empresa sem manuais, sem processos claros e específicos, onde as decisões são tomadas pela emoção e sem planejamento e etc.

Glauco lista abaixo os sete principais erros de gestão são:
1. Assumir a gestão da empresa sem ter uma experiência interna. Preparar a sucessão pode e vai demorar alguns anos, mas é fundamental para a continuidade do negócio.

2. Comece cedo, administre o tempo e trabalhe enquanto estuda. As universidades não ensinam a prática e eu garanto, é possível. O mercado está mudando e as empresas estão valorizando profissionais com atitude. O conhecimento técnico as empresas ensinam, atitude e postura profissional é de cada um.

3. Filho do dono! Tenho um amigo que diz que prefere ser amigo do dono, tem todos os privilégios e sem responsabilidade. Ser filho do dono é para os clientes ter poder de negociação e para os funcionários é estar empregado pelo parentesco e não pelo profissionalismo. Estamos cercados de todos os lados, por isso, seja o melhor que você pode ser e não tente ser igual ou melhor que os outros. Seja melhor do que você foi na semana passada.

4. Ser chefe é legal, independente do tamanho da sua equipe. Quer ter sucesso como chefe, tenha excelentes funcionários. O seu sucesso, depende de todos.

5. Atendimento Gourmet é oferecer algo acima do esperado pelo cliente e também pelos funcionários (clientes internos). Ouça com atenção os seus funcionários e clientes. Eles sabem o que o mercado quer e precisa. Pergunte mais, anote as respostas e peça um tempo para avaliar e dar uma resposta. Se for preciso, consulte outros profissionais, amigos e colegas de trabalho antes de tomar uma decisão.

6. Busque inovação, até os melhores precisam inovar. Acredite na área de marketing e atendimento aos clientes. A produção é importante, mas sem planejamento estratégico de marketing e vendas a empresa não consegue crescer.

7. Acompanhe os resultados da sua empresa diariamente, ou como posso dizer, online (a cada instante). Amanhã pode ser tarde para uma mudança tática. Destine um período por semana para ficar em casa ou em outro ambiente que não seja a empresa para analisar os relatórios da semana, pensar nas estratégicas e na empresa como um todo. Dentro da empresa os processos e a burocracia tomam muito tempo e esquecemos do mais importante, de “pensar” no negócio.

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