Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Empresas não formam sucessores

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a maioria das empresas brasileiras não está preparada para lidar com a transição de suas lideranças. A conclusão é de um estudo mundial que ouviu mais de 1.300 executivos de 60 países, sendo 74 brasileiros. Segundo o levantamento, apenas 26% das companhias no Brasil investem de forma consistente em planos de sucessão, enquanto na média mundial esse índice é de 35%.

Mais da metade dos executivos entrevistados no Brasil disseram que suas empresas não montaram nenhuma estratégia de sucessão nos últimos três anos – índice que também ficou acima do registrado globalmente.

Segundo Glauco os dados são especialmente preocupantes no Brasil. Isso porque o país apresenta altas taxas de crescimento nos negócios, o que faz com que a oferta de talentos não seja suficiente para suprir a demanda. Quem está crescendo não investe em desenvolvimento de pessoas porque não pode tirá-las do operacional.

Glauco acredita que, além de saber identificar os talentos potenciais, as empresas devem se preocupar em retê-los, mas sem deixar de lado quem não é necessariamente um futuro grande líder. “São profissionais que devem percorrer caminhos diferentes e a companhia precisa olhar para todos”, diz.

O levantamento mostra que a preocupação com o futuro pode estar, aos poucos, mudando a mentalidade do empresário brasileiro. Apesar da escassez de ações relativas à sucessão, 100% dos entrevistados acham importante planejar a troca de líderes. “Sem um plano de sucessão, as empresas promovem as pessoas erradas para os cargos de liderança e têm grandes prejuízos com isso”, afirma Glauco.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts