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Empresa Familiar – Sucessão em Conflito

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a questão da sucessão tem uma posição ambígua: pode dar às empresas uma nova perspectiva de atuação ou pode ser a destruição aliada à falta de profissionalismo.

A maior preocupação das empresas familiares é a sua sobrevivência. A maioria delas enfrenta problemas existenciais ou estratégicos, isto é, dificuldades relacionadas à inadequação, tanto na utilização, quanto na escolha dos recursos disponíveis para o alcance de vantagens de mercado.

A fase inicial, destaca Glauco, a garra e a visão de mercado do fundador são traços predominantes. O perfil, os valores e as crenças do fundador são passados à empresa e aos funcionários iniciando, assim, a formação da cultura organizacional.

As organizações com base familiar apresentam vários problemas de gestão que prejudicam a atuação num mercado competitivo. Tais problemas não são privilégios de empresas familiares, pois outras organizações também os apresentam de forma semelhante.

Glauco explica que para uma empresa se tornar profissional, o primeiro passo não é contratar administradores profissionais que não pertençam à família, mas sim a atitude que a família assume diante da profissionalização.

Para orientar a empresa familiar no sentido de minimizar estes problemas, dois tópicos básicos de gestão são necessários: profissionalização e planejamento de sucessão familiar.

Profissionalização é o instrumento que consegue diferenciar os interesses da família e os da empresa, minimizando conflitos. Por exemplo, a separação entre propriedades e posições hierárquicas. São estabelecidos critérios gerais que irão nortear as decisões e posturas dos administradores, como contratação, remuneração ou tomada de decisões na promoção de funcionários.

O planejamento de sucessão familiar tem como ponto central a escolha do sucessor, e deve ser orientado por critérios claros que defendam os interesses da empresa. Os pontos críticos de uma sucessão são:

– treinamento;
– avaliação na escolha dos sucessores;
– comparação do perfil do sucedido com o do sucessor, em relação ao que é exigido pela empresa;
– associação do sucesso da empresa com a imagem do fundador.

As ideias apresentadas não têm o objetivo de resolver problemas relativos às empresas familiares, mas orientar o pensamento dos dirigentes na geração de programas que visem aumentar a longevidade da empresa integrada às expectativas da família.

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