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Governança estruturada é a chave para a longevidade das pequenas e médias empresas familiares

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, gerar lucros é a preocupação número 1 de dez entre dez empresários. Principalmente em um momento de crise e instabilidade, como o que o Brasil passa neste momento. Entretanto, ter dinheiro em caixa não garante, por si só, o crescimento sustentável e a longevidade de uma empresa. Hoje, grande parte das empresas brasileiras são familiares e representam 75% da força de trabalho e 40% do PIB no país.

“Apesar dessas empresas transmitirem uma imagem positiva ao mercado, pelo elevado nível de comprometimento dos familiares com o negócio, utilização do sobrenome como inspiração e transmissão de confiança a todos que com ela se relacionam (clientes, funcionários, fornecedores, bancos), investimentos de longo prazo, ações rápidas e dedicação em conjunto, elas também podem acabar se afastando do grau de profissionalismo que requer o comportamento empresarial”, afirma Glauco.

Por isso, Glauco recomenda uma atenção especial aos processos internos empresariais, com a adequação de práticas de governança corporativa contendo um planejamento prévio da operação, estudo da melhor localização da empresa, valor do lucro pretendido, nível de vendas necessário para cobrir custos e gerar lucros, além de máxima organização interna. Indicam ainda, clareza nas regras quanto à condução do negócio por familiares, disposição sobre transmissão do patrimônio em uma eventual sucessão, combinados com o preparo das próximas gerações para assumirem o comando dos negócios.

“Uma governança planejada e bem elaborada oferece agilidade, transparência, segurança e melhor fluxo de informações a todas as partes interessadas, facilitando, inclusive, o acesso a investimentos. A transparência nos processos decisórios, a adoção de regras e procedimentos e a clareza de contas dá segurança aos sócios e investidores, além de elevar a valorização dos ativos da empresa”, afirma Glauco.

Mas, na prática, poucas são as empresas que buscam melhoria organizacional através de regras claras, visando crescimento de longo prazo. A grande maioria deposita energia no negócio pensando apenas em sobrevier. Estudos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) no ano de 2013 mostram, por exemplo, que dentre as micro e pequenas empresas familiares, 17% não resistiram ao primeiro ano de vida, 45% desapareceram em até cinco anos de existência e 87% morreram antes de completar 20 anos. Em relação às médias empresas, tais números são um pouco melhores, mas ainda alarmantes. “Dentre as principais causas do desaparecimento, constatou-se que 42% foi por falta de planejamento estratégico e informações do mercado, 17% por complexidade tributária e burocracias, 15% por dificuldade no acesso ao crédito financeiro, 7% por brigas familiares ou de sócios e 5% por falência. Em resumo faltou governança”, avalia Glauco.

Planejamento e gestão – Para agregar valor à sociedade empresarial, facilitando seu acesso ao capital, com foco em crescimento sustentável, é necessário planejamento do negócio desde o início da constituição da empresa. “Uma dica de governança é elaborar um documento de constituição da sociedade empresarial (contrato social ou estatuto social) bem detalhado e, se possível, um acordo de sócios prevendo regras para a relação societária dos sócios, cônjuges, herdeiros e terceiros”, diz Glauco.

Outra dica é a criação de um regimento interno da empresa, contendo estrutura hierárquica, setores e descrição das funções dos funcionários, além do incentivo à cultura da meritocracia e profissionalização dos cargos. “Também são pontos importantes no estabelecimento da governança a separação de patrimônio pessoal e empresarial, a formação de um conselho consultivo para auxiliar o empreendedor em suas decisões e a preparação de um sucessor para que, em uma eventual perda, a empresa não fique sem um comandante”, destaca Glauco.

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