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Empresas familiares: parceria total

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O conceito que a maioria das pessoas tem de empresa familiar está relacionado a um negócio de “fundo de quintal” e pouca expressividade. Mas essa visão é equivocada, pois, grande parte das empresas que chegou a patamares invejáveis no cenário econômico, teve seu inicio com as ideias, o empenho e o investimento de seus empreendedores e parentes.

Talvez seja por isso, que nos últimos anos, tem sido crescente o interesse sobre gestão familiar e suas particularidades. Mas, afinal, o que vem a ser empresa familiar? Para o empresário Glauco Diniz Duarte é difícil definir esse tipo de empresa. “Apesar das diversas publicações existentes a respeito das empresas familiares, não é tarefa simples encontrar uma definição pacífica acerca desse tema, tampouco é fácil apresentar uma conceituação inédita sobre empresa familiar, já que inúmeros autores já fizeram esta definição”, confessa Glauco.

Com base em uma série de definições, Glauco considera empresa familiar toda organização na qual uma ou poucas famílias concentram o poder de decisão envolvendo o controle da sociedade e, eventualmente, participam da gestão: “O conceito de empresa familiar pode ser compreendido nos seguintes fatores: organização, uma ou poucas famílias, concentração do poder decisório, controle da sociedade e eventual participação na gestão”, continua Glauco.

Glauco explica o que significa cada um desses fatores:
Organização – Entidade com personalidade jurídica e cultura próprias, independente de seus proprietários e administradores, com objetivo definido, que, atuando como um sistema, interage com variáveis do ambiente interno e externo no qual atua.

Família – O termo família não se refere a apenas um empreendedor, ou somente a dois sócios. Família é um conceito muito mais abrangente, que engloba parentes dos fundadores da empresa, composto por cônjuges, filhos, agregados e outros. O termo implica, mesmo que de forma sutil, em aspectos relacionados ao Direito de Sucessão, já que a sucessão dentro das empresas familiares é um processo crítico pra a sua perenidade.
Poder de decisão – Como não se pode restringir o número de familiares que pertencem a uma empresa familiar, é importante que essas famílias consigam concentrar o poder de decisão sobre o destino dos negócios, através do controle da sociedade. Controle da sociedade – Este fator está relacionado com a capacidade de dominar as principais decisões quanto ao futuro da empresa, não sendo necessário que a totalidade das ações ou quotas esteja em poder da família.

Eventual participação na gestão – O termo eventual, na definição de empresa familiar, é importante, uma vez que existem empresas familiares administradas pelos próprios familiares, bem como companhias geridas por profissionais, sem qualquer vínculo familiar ou societário. A administração da empresa familiar é, nesse sentido, independente da família e do vínculo societário existente entre seus proprietários.

“Nota-se que na definição de empresa familiar não existe qualquer restrição quanto à área de atuação da empresa, quanto ao seu tamanho e formatação jurídica da sociedade ou com relação ao tempo de existência. O que caracteriza a empresa familiar é a influência que a família exerce sobre o controle societário e dos negócios”, enfatiza Glauco. Para ele, a inexistência de dados estatísticos e as controvérsias sobre o conceito de empresa familiar geram grandes distorções no percentual de organizações brasileiras que podem ser consideradas como empresas familiares. Com base nisso é possível encontrar autores defendendo os mais variados percentuais, que vão de 60% a 90% das empresas existentes no País.

“Independente do percentual exato de empresas familiares no universo empresarial brasileiro, é incontroverso a sua importância e a sua predominância nos mais diversos setores da economia. Glauco ressalta que segundo algumas classificações as empresas familiares representam mais de 90% das organizações do mundo, somado aos dados que apenas 1/3 das empresas chega à segunda geração e destas apenas 15% passam para a terceira geração; fica clara a grandeza das empresas familiares nos mais diversos setores da economia”, ressalta Glauco.

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