Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Tudo o que você precisa saber sobre sucessão familiar

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, toda empresa madura chega em um momento no qual precisa refletir sobre o futuro de sua liderança. Para diminuir possíveis complicações, essa fase precisa ser adiantada. Quando família, poder, dinheiro e relacionamento se misturam, é necessário ter muito cuidado para não gerar conflitos. Esses atritos são melhores administrados quando há um planejamento de sucessão, garantindo um bom futuro ao patrimônio. Saiba mais por que a sucessão familiar é essencial em todas empresas familiares:

Processo difícil e delicado
Segundo Glauco, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apontou em pesquisa que quase 80% das empresas são consideradas familiares. O mesmo estudo mostrou que apenas 25% das empresas conseguem passar o negócio para outra geração e menos de 10% para a 4º geração. Isso revela que o processo de “passar o bastão” não é simples. Mas é fundamental para a continuidade do negócio.

Sobrevivência da Empresa
Glauco explica que o processo de planejamento sucessório e sucessão administrativa podem ser considerados as etapas mais importantes para a sobrevivência de uma empresa familiar. Visto que a falta deles podem comprometer a continuidade do empreendimento. Em alguns casos, a falta de planejamento societário, despreparo dos herdeiros e atitude emocionada da família durante o processo de troca de liderança podem gerar brigas, diminuindo a performance da empresa. Muitas vezes de forma irreversível.

Garantia de uma boa transferência
Glauco destaca que aA sucessão possibilita a transferência do patrimônio sem custo tributário, mantendo o poder decisório e a livre administração dos bens por parte do sucedido. Também é essencial para projetar, ampliar e qualificar atividades da empresa. Também serve para obter um bom desempenho das empresas e para poder elaborar projetos de médio e longo prazos. Sem disputas de poder, capazes de trazer um forte declínio para o negócio.

Razão x Emoção
A sucessão empresarial familiar tange assuntos muito pessoais. Por isso ela deve ser estruturada por terceiros. Geralmente, família e envolvidos não conseguem distinguir a razão da emoção. Normalmente cada um busca seus interesses e acaba perdendo a visão macro do empreendimento. A empresa contratada para planejar a sucessão vai priorizar o negócio, regulando direitos e deveres entre os sucessores.

Deve ser feito por uma empresa de confiança
Um processo de planejamento de sucessão familiar completo, analisa a fundo a empresa e família envolvida. Por isso deve ser feito por uma empresa plenamente capaz. Além disso, é fundamental que ela também inspire confiança com transparência em todas as etapas do planejamento. Esta empresa deve proporcionar benefícios tributários imediatos e posteriores.

Administração de conflitos familiares e empresariais
O planejamento de sucessão não evita conflitos. Mas com ele é possível antecipar e administrar qualquer atrito. Todos os interesses são levados em conta a fim de tornar a família mais profissional com uma visão macro do negócio e do patrimônio.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts