Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Dicas sobre planejamento sucessório para a empresa familiar

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, planejamento sucessório é o nome que se dá a uma série de instrumentos utilizados para facilitar o processo de transmissão de bens antes que ocorra a falecimento do proprietário. No caso de empresas familiares, fazer este planejamento é fundamental para que o patrimônio da família seja mantido de forma perene e governável, já que, naturalmente, nem todos os herdeiros possuem habilidade para os negócios.

Com o plano, explica Glauco, é possível criar mecanismos de treinamento e habilitar os herdeiros para administrar as empresas e o patrimônio. Se for verificada a inaptidão dos sucessores durante o processo, recomenda-se um treinamento com profissionais da empresa, cabendo aos sócios os dividendos do negócio.
Segundo Glauco, as vantagens de uma sucessão bem planejada não terminam aí! É possível também reduzir os custos do processo, que costuma compreender inventários caros, longos e complicados, incitando conflitos em família.

Dois procedimentos para a transmissão da herança no âmbito de empresas familiares merecem destaque. Confira:
– Constituição de uma holding
Glauco destaca que uma das soluções sucessórias mais viáveis e atuais para quem possui um negócio familiar é a constituição de uma companhia holding, que, em resumo, é uma sociedade que controla outras sociedades ou determinados patrimônios físicos ou jurídicos dos sócios. A holding tem a capacidade de transformar várias empresas de uma família em um só grupo econômico, promovendo unidade ao negócio. Esse tipo de planejamento também contribui com a rentabilidade do empreendimento, eliminando ou reduzindo impostos que incidem sobre os processos de inventário e partilha, como o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto de Renda (IR).

– Fundo de investimento em participações (FIP)
O FIP é um fundo para o qual os bens da família são transferidos, incluindo participações societárias em empresas e bens imóveis, mas ele só é válido se o montante atingir a casa dos milhões. Os herdeiros recebem sua parte em cotas do fundo e podem vendê-las para ter acesso ao dinheiro ou esperar para usufruir dos frutos dessas cotas. Com o FIP, é possível identificar claramente tudo o que compõe o patrimônio, bem como separar propriedade de gestão.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts