Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Você sabe qual o propósito de sua empresa?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Qual o propósito da empresa? Isso mesmo, a proposta da empresa de sua propriedade ou mesmo da qual você trabalha.

Se pensar muito para responder, significa que ainda não tem um propósito definido. Não tem um “plano de voo” ou mesmo um “mapa” para seguir de forma mais eficiente e focada.

Mas existe um meio termo: caso responda que o que norteia os passos da empresa ainda não está claro o bastante… há ao menos uma criticidade e necessidade de ajustar um caminho.

Segundo o o empresário Glauco Diniz Duarte, existe diferença entre “claro o bastante” e “realmente claro”. Neste sentido e, a título de ilustração, qualquer pessoa que usa óculos sabe que há uma enorme diferença entre enxergar claro o bastante e realmente claro.

Aplicando esta diferença no mundo empresarial, explica Glauco, enxergar somente até ali tira uma grande oportunidade da empresa de se posicionar no mercado, de ser reconhecida como referência na sua área, por pura falta de foco (visão embaçada e indefinida do seu propósito). Toda empresa possui, entre tantos outros atributos, um objetivo social, a partir do momento que mantém-se ativa na sua essência, empregando e atendendo demandas, sendo mais competitiva e contribuindo para uma economia mais forte.

Sem foco, há desperdícios de tempo e energia e, posso afirmar, também não há liderança. Afinal, se o líder não sabe para onde vai conduzir a empresa, quem o seguirá?

Segundo Glauco funciona assim: sem liderança não há rumo, não há orientações claras, não há uniformidade. Na falta da liderança as pessoas inseridas neste contexto buscam situações que promovam interesses pessoais de forma muita imediatista, cada um tocando seu instrumento de acordo com sua consciência, numa orquestra sem maestro. Pode até ser que no meio deste caos, tenha realmente um “instrumento afinado”, mas pergunto leitor, ele aparece… ou seja, é perceptível?

Esta é a receita para se queimar um bom profissional, nivelando para baixo sem evidenciar sua colaboração.

De acordo com Glauco, em relação ao “claro o bastante” x “realmente claro”, temos que realmente claro remete à administração dos recursos de qualquer natureza, ao entendimento de propósito e a razão do objetivo social. Realmente claro, é entender que ainda não possuindo todos os recursos necessários, uma longa caminhada começa pelo primeiro passo, e a continuidade nesta estrada carece de, tempos em tempos, paradas para reabastecer e verificar o progresso percorrido. Realmente claro, embora exigindo mais tempo, esforço e preparação do caminho, traz vantagens que de outra forma não teríamos e, como exemplo, podemos citar a utilização dos recursos de forma mais eficiente.

Agora é saber para onde você leva sua equipe… ou sendo da equipe para onde estão te levando.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts